Escrito em 08/02/2023
Na manhã do dia 8 de fevereiro, foi realizada no auditório do Departamento-Geral do Pessoal, uma alocução alusiva aos 55 anos criação da Comissão de Promoções de Sargentos (CPS).
O Decreto nº 62.247 de 8 de fevereiro de 1968 criou a Comissão de Promoções de Sargentos (CPS) e aprovou o primeiro Regulamento de Promoções de Graduados do Exército, estabelecendo as condições para a sistemática de promoções dos mesmos, em atendimento às necessidades das organizações militares e buscando o acesso gradual, regular e harmônico às graduações da hierarquia militar, possibilitando centralizar em um único órgão os encargos relativos às promoções de sargentos de todas as qualificações militares.
Nesse contexto, no dia 13 de outubro de 2003 foi realizada a nomeação dos primeiros 19 (dezenove) membros para a CPS. Na sequência, o então Gen Div JOSÉ ELITO CARVALHO SIQUEIRA presidiu a sessão inaugural, iniciada às nove horas e trinta minutos da referida data. Desde sua sessão inaugural, a CPS já realizou 115 (cento e quinze) reuniões de subcomissões e plenárias. Além disso, a comissão teve participação ativa nas 68.395 (sessenta e oito mil trezentos e noventa e cinco) promoções de 3º sargento até a graduação de subtenente.
Em suas palavras, o Gen Div CRISTIANO PINTO SAMPAIO, Diretor de Avaliação e Promoções (D A Prom), destacou que a solenidade ratificava o compromisso da CPS com a meritocracia e que a comissão é central para o processo de promoções dos sargentos do Exército Brasileiro e para a justiça nos processos.
Foi apresentado um vídeo institucional e a moeda comemorativa dos 55 anos de criação da CPS.
Estiveram presentes, além do Diretor de Avaliação e Promoções, o Gen Div MARCIO DE SOUZA NUNES RIBEIRO e os integrantes da Diretoria.