Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Portal de Acesso ao SGD

 

 

INSTRUÇÕES REGULADORAS GUIA DO SISTEMA PERGUNTAS E RESPOSTAS 1ª INSTRUÇÃO SGD -FIV  
CADERNO SGD O AVALIADOR CADERNO SGD O AVALIADO   CADERNO SGD O HOMOLOGADOR CADERNO SGD O GESTOR CADERNO SGD AVL ESCOLAR

 

O Exército dispõe de um sistema formal de avaliação desde 1973. Desde então, buscando manter o sistema adequado às demandas da Força, foram promovidos sucessivos aperfeiçoamentos. Em 2015, a avaliação será alinhada à Transformação do Exército, com o Sistema de Gestão do Desempenho (SGD).

O novo sistema visa dois objetivos finalísticos: o primeiro, focado nas pessoas, para melhorar o desempenho profissional; e o segundo, centrado na organização, para subsidiar os processos seletivos e de promoções do Exército.

A primeira etapa da implantação do SGD era conhecer o Sistema, o que foi alcançado por meio do Ensino à Distância (EAD). Assim, a DA Prom, em parceria com a Fundação Trompowsky, capacitou até 29 de junho de 2015, os participantes do processo de avaliação, alcançando a meta de mais de 42 mil militares.

Para continuar avançando é necessário o comprometimento de todos os participantes do Sistema de Gestão do Desempenho no seu desenvolvimento. As próximas ações do SGD estão destacadas no quadro a seguir:

 

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES

 

ATIVIDADE RESPONSÁVEL DATA
Início do período de avaliação Todos 1° JAN 2019
Início da Avaliação Formativa Avaliador Vertical 1° JAN 2019
Designação do Gestor da Avaliação da OM (Gestor OM) e estabelecimento das diretrizes para a realização da avaliação na OM Cmt/Ch/Dir OM Até 31 JAN 2019
Confecção da árvore de avaliação do processo de avaliação formativa (FIV) de Oficiais e Praças Gestor OM Até 28 FEV 2019
Aprovação da seleção de avaliadores e respectivos avaliados Cmt/Ch/Dir OM Até 28 FEV 2019
Divulgação da relação de avaliadores e avaliados Gestor OM e S1             Até 10 MAR 2019
Preenchimento da Ficha de Diagnóstico Pessoal e da Ficha de Autoavaliação Avaliado Até 10 MAR 2019
Realização da Entrevista Inicial com o(s) avaliado(s) diretos e indiretos Avaliador Vertical De 10 MAR a 31 MAIO 2019 (exceto Asp, que será realizada até 10 ABR 2019)
Realização, diretamente no SGD, das avaliações dos Asp oriundos da AMAN estagiários. Cmt/Ch/Dir OM             Até 10 ABR 2019
Homologação e envio à DA Prom, diretamente no SGD, das FA dos Asp oriundos da AMAN estagiários (FIA e SIA). Cmt/Ch/Dir OM Até 10 MAIO 2019
Execução das Avaliações Formativas e envio para Homologação Avaliador Vertical De 1º a 15 JUN 2019
Homologação das Avaliações Formativas Homologador De 1º a 15 JUN 2019
Confecção da árvore de avaliação dos processos de avaliação lateral (SIL) de oficiais e praças Gestor OM A partir de 1º JUN 2019
Disponibilização do Resultado da Avaliação Formativa (RAF) no SGD Avaliado                          -
Confecção da árvore de avaliação do processo de avaliação somativa  (SIV) (possibilidade de clonar o FIV do ano atual) e SEV de Oficiais e Praças - Início do período da Avaliação Somativa Gestor OM 15 JUN 19
Realização da Entrevista de Aprimoramento com o(s) Avaliado(s) Avaliador / Avaliado De 1º JUN  a 15 SET 2019
Impressão, assinatura e arquivamento do Relatório de Avaliação Formativa na OM Cmt/Ch/Dir OM e S1 Até 1º JUL 2019
Envio do processo FIV para a DA Prom (no sistema) Gestor OM  Até 2 JUL 2019

 

 

 
Observações:

1. O Gestor OM deverá selecionar os avaliadores e avaliados de todos os tipos de avaliação previstos para sua OM (Avaliação Vertical, Avaliação Lateral, Avaliação de Aspirante-a-Oficial e Avaliação Externa).

2. Na Avaliação Vertical, a relação de avaliadores e avaliados será utilizada, em princípio, para as avaliações formativa e somativa.

3. Os militares que se apresentarem prontos para o serviço após 10 MAR deverão preencher suas fichas de Diagnóstico Pessoal e de Autoavaliação, logo após tomarem conhecimento de quem irá avaliá-los.

4. Os militares que se apresentarem prontos para o serviço após 31 MAIO deverão procurar os seus respectivos avaliadores, para realizarem a Entrevista Inicial, no mais curto prazo possível.

5. O Gestor OM realizará acurada análise para a montagem dos processos SIL, principalmente no tocante à antiguidade e às datas de promoção de militares (1º JUN e 31 AGO), a fim de evitar a sua edição.

6. Realizada pelos superiores imediatos. Registro na Ficha de Avaliação SIV, caso seja realizada.

7. O Relatório de Avaliação será arquivado na própria OM, como documento de acesso restrito.

8. O Cmt/Ch/Dir OM providenciará para que os Avaliados tomem ciência de que as avaliações homologadas podem ser visualizadas no SGD.

9. O Cmt/Ch/Dir OM poderá autorizar a avaliação antecipada,desde que por motivo justificado.

10. O Cmt/Ch/Dir OM providenciará a informação aos Avaliados da disponibilização do RAS para consulta no SGD, a partir das homologações.

11. O Avaliado poderá registrar suas considerações, até 48 horas após tomar conhecimento do RAS no SGD.

 

MENSAGEM CMT EX AOS CMT OM INSTRUÇÕES GERAIS         AGENDA SGD NO SEU SMARTPHONE COMO MONTAR AVALIAÇÃO ESCOLAR NO SGD

 

LEIA MAIS

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página